quarta-feira, 8 de julho de 2009

Château de Versailles, França


A visita a este Patrimônio da Humanidade rendeu, logo de início, uma grande espera na fila. Uma fila gigante = mãos congelando!

O Palácio de Versalhes, localizado na cidade de Versalhes, subúrbio de Paris, abrigou a família real francesa, mais especificamente o rei Luís XIV.

É um castelo muito grande! Depois de googlar, descobri que ele é considerado um dos maiores do mundo, possuindo 2.000 janelas, 700 quartos, 1.250 lareiras e 700 hectares de parque. É um dos pontos turísticos mais visitados da França, recebendo em média oito milhões de turistas por ano e fica a três quarteirões da estação ferroviária. Construído pelo rei Luís XIV, o Rei Sol, a partir de 1664, foi por mais de um século modelo de residência real na Europa, e por muitas vezes foi copiado. (wikipédia)

Por dentro, tudo fascina!

...as lareiras...

... o teto...


... esse globo terrestre...

... esses quartos...

... mais detalhes do teto...

...esse relógio...



... e até mesmo essas réplicas de móveis, que eles pretendem comercializar...


Essa visitação interna dispensa um guia. Há um áudio-guia em alguns idiomas, menos em Português. Usei o Espanhol. Além do áudio-guia, há uma massa de pessoas passando, então, é só acompanhá-las. Você pode também tentar escutar os guias contratados por grupos de pessoas. Lembro-me de um guia que falava inglês e estava com uma trupe de japoneses ou pessoas com olhinhos puxados ;)

Pena que os danados queriam atropelar todo mundo para poder escutar o guia!

Apesar da quantidade de turistas, não deixe de passar pelo Salão dos Espelhos!

A parte dos jardins também é muito ampla, mas como ficamos 3h na fila e 1h visitando a parte interna, não sobrou muito tempo para a visita aos jardins. Tiramos apenas 2 fotos.







A parte dos jardins e do parque tem entrada gratuita. Uma dica do Guia Criativo para o viajante independente na Europa (compre!) não foi seguida por nós que era de tentar chegar ao Château logo de manhã (cedo, se quiser minimizar as filas), cruzar os jardins para um lanche e deixar para visitar a parte interna depois das 15h30, quando o ingresso fica mais barato. Isso porque, ventava muito em toda Paris. Preferimos fazer um passeio simples pela manhã, almoçar em casa e pegar o RER apenas às 13h.

A visita é muito válida! O ideal seria ir num dia de sol para poder desfrutar dos jardins. Faça um pic nic!

Meio de transporte utilizado: RER. Acho que o pegamos na Gare du Nord. Visitado em março/2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário