sexta-feira, 22 de maio de 2009

O que se fala sobre Grasse...

Outros blogs também falaram sobre Grasse. Vamos dar créditos a alguns.

1. Lollipopfantasy

Grasse (que fica ali pertinho de Cannes) tem sido a cidade do perfume desde o século XVII, e hoje em dia é conhecida como a capital mundial de perfumes, devido à importância dada à cultura de flores (favorecida pelo micro clima da região) e do desenvolvimento industrial. Para se ter uma idéia a cidade é responsável por 2/3 do total da produção francesa de perfumes empregando 2.700 pessoas e todo ano ela recebe milhares de pessoas (incluindo eu e Belita ^^) para visitar suas lojas de perfume, museus de perfume e fábricas de perfume (ufa!), fora a cidade em si que é um encanto e tem uma estrutura muito boa para atender todos estes turistas.

Existem em Grasse 3 tradicionais fábricas de perfumes que vale super a pena conhecer. São elas: Fragonard (desde 1782), Galimard (desde 1747) e Molinard (desde 1849). Todas abrem suas portas para os turistas com visitas guiadas onde é possível ver desde a matéria-prima ao perfume finalizado. Quando a visita termina os turistas são encaminhados para a lojinha da fábrica onde podem adquirir os produtos que viram sendo feitos, o que é super-interessante.

Nós gostamos bastante de Grasse, ela tem um ar bem tradicional, bem provençal e chiquérrimo francês. Ao chegar, fomos procurar o Oficce de Tourisme que nos deu vários panfletos incluindo um que adoramos chamado Circuit du Centre Historique, que traz um mapa da cidade marcado por vários pontos (tanto no mapa quanto na própria cidade) que você vai seguindo e descobrindo os locais histórico-turísticos dessa cidade linda. Além disso tem um trenzinho patrocinado pelo Fragonard que percorre a cidade (uma boa pra quando vc já esta cansado de andar ^^).

E tem as lojinhas, claaaaro!! Nós visitamos a loja da Molinard que é um luxo, chiquérrima e com a possibilidade de fazer um perfume exclusivo seu. Visitamos também a fábrica e a loja da Fragonard e adoramos a lojinha dela, o atendimento é muito bom e os perfumes/essências/fragrâncias são uma delícia (adorei o de freesia).


2. Eucomprei

Sobre o Chanel nº 5: "Criado pelo perfumista Ernest Beaux, embalado num frasco arte déco, foi o primeiro perfume sintético a levar o nome de um estilista. O perfumista utilizou em sua fórmula mais de 65 substâncias, entre elas rosas (até hoje plantadas na mesma região da França), jasmins de Grasse, flores raras do oriente, sândalo e essência de pau-rosa. "


3. Lulu-penaestrada

Grasse é uma cidade situada no sul da França famosa por ser o berço da perfumaria internacional. Foi, inclusive, tema de livro e filme chamado “Perfume”- A história de um assassino e lançado em 2006, que recomendo assistir. A cidade tinha um museu especializado no assunto que foi fechado por quatro anos para obras de reforma e expansão: o Musée International de la Parfumerie.

4. Perfumesbighouse

Na época da peste conta-se que os habitantes de Grasse não eram atingidos pela doença devido ao costume de perfumar suas luvas de couro com lavanda.
A lavoura de lavandin sustentou a região de Grasse desde os anos 50, atravessando várias crises e persistindo até hoje, com pesquisa voltada para novas técnicas de desenvolvimento e extração do óleo essencial.

5. Anovidadeira

Cashmere, Silk, Satin e Lace, estes são os novos perfumes da Victoria´s Secret inspirados no amor das mulheres por lingeries maravilhosas. A coleção ganhou o delicado nome de Parfums Intimes e cada um tem uma fragrância super exclusiva, Cashmere traz notas de baunilha e jasmim, Silk é mandarina e sândalo, Satin tem rosas de Grasse e Lace é pura flor de laranjeira. Qual é o seu?


6. Inwardrobe

Dos laboratórios em Grasse - onde são produzidos os ingredientes dos perfumes Christian Dior e Prada (...).

7. Wishreport

O visitante poderá conhecer frascos luxuosos que ficaram famosos, terão acesso a uma sala multimídia e a cada essência em sua forma bruta até chegar a produção de um perfume. Em resumo, quem for até o local poderá conhecer a maneira como uma fragrância é feita.

8. Franceguide

Há muitos outros! Não deixem de ir a Grasse!

Um comentário:

  1. Olá Gabi
    O dia que conseguir colocar os pezinhos na França espero que seja direto na perfumada Grasse...depois Paris.
    Percebi que o link do Perfumes Bighouse está com erro. Tomo a liberdade de colocar o certo aqui. Beijocas Elisabeth
    http://perfumesbighouse.blogspot.com/search/label/Alfazema

    ResponderExcluir