sexta-feira, 22 de maio de 2009

Grasse, França

Comecemos por Grasse.

Cidadezinha localizada a 25 km de Antibes. Durante todo o trajeto, verifica-se a presença de muitas montanhas. É mais interiorana, não fica à beira do Mediterrâneo. Tem bastante área verde.

Dentro da cidade tem áreas muito altas e outras muito baixas. As ruas são bem estreitas, muitas vezes margeadas por casas ou precipícios. Algumas dessas ruas não tem calçada, ou são bem estreitas. Como eu fui na primavera, peguei um pouco de chuva fina e neblina.

Grasse é considerada a capital mundial dos perfumes. Tem cerca de 60 indústrias do perfume. Indo à cidade, vale muito a pena visitar a Fragonard, uma dessas indústrias. Fizemos uma visita guiada (grátis) dentro dela. Eles contam um pouco sobre a história dos perfumes, como eles extraíam os aromas (antes era com banha de porco!) e qual o valor de cada kg das plantas que eles usam: alfazema, jasmim, rosas, flor de laranjeira e outros. Antes era tudo muito caro, tinha hora para colher as flores, modo de preparo, tudo mto demorado, mas hj barateou um pouco com a importação de essências da China (se não me engano!).



Apesar de artesanal, os perfumes conseguem, de alguma forma, competir com os industrializados. Após a visita guiada, em que passamos por todas as fases de fabricação de um perfume, somos levados a uma salinha onde os frascos são comercializados. Alguns são bem caros, mas a maioria gira em torno de 30 euros. Há épocas em que os perfumes entram em promoção e aí fica mais barato.


Meio de transporte utilizado para chegar na cidade: carro. Tem estacionamento público (gratuito).

Um comentário:

  1. Olá, a importação é da Índia, que já os usava quando os franceses ainda estavam em Lascaux.

    ResponderExcluir